O que é a Aposentadoria Programada? O novo tipo de aposentadoria.
Você já ouviu falar na nova aposentadoria que foi implementada pela reforma da previdência? É a aposentadoria que ficou conhecida como aposentadoria programada.
Essa aposentadoria ficou prevista nos artigos 51, 52 e 53 do Decreto 3048/99 e pode ser solicitada tanto pelo homem, quanto pela mulher que já contribuíam ou não antes da entrada em vigor da reforma da previdência.
1. Quais são os requisitos para a concessão?
Os requisitos principais para que seja concedido essa aposentadoria são:
a) Precisa ter qualidade de segurado – estar contribuindo ou no período de graça;
b) As mulheres precisam ter no mínimo 15 anos de tempo de contribuição e 62 anos de idade e os homens precisam ter no mínimo 65 anos de idade, além de 20 anos de contribuição.
Importante destacar que o INSS exige o mínimo de 180 meses de carência, que é diferente dos 15 anos de contribuição exigidos pela legislação.
O cálculo do valor da nova aposentadoria será de 60% do salário de contribuição, acrescido de 2% para cada ano de contribuição que ultrapasse os 15 anos para a mulher os 20 anos para os homens.
2. Todas os trabalhadores têm direito a essa aposentadoria?
Sim, a aposentadoria programada será devida a todos os segurados que implementem os requisitos descritos acima.
A exceção, quanto aos requisitos, é para o professor, que tem uma regra um pouco mais branda. A aposentadoria programada dos professores está prevista no art. 54 do Decreto 3048/99, que prevê a seguinte regra:
Art. 54. Para o professor que comprove, exclusivamente, tempo
de efetivo exercício em função de magistério na educação infantil,
no ensino fundamental ou no ensino médio, desde que cumprido
o período de carência exigido, será concedida a aposentadoria de
que trata esta Subseção quando cumprir, cumulativamente,
os seguintes requisitos:
I – cinquenta e sete anos de idade, se mulher, e sessenta anos
de idade, se homem; e
II – vinte e cinco anos de contribuição, para ambos os sexos,
em efetivo exercício na função a que se refere o caput.
O cálculo do valor do benefício do professor será da mesma forma que é prevista no art. 53 do Decreto 3048/99, que foi descrita no tópico anterior.
3. Conclusão
A aposentadoria programada, portanto, é uma nova modalidade de aposentadoria prevista pela legislação previdenciária que será devida para todos aqueles que completarem os requisitos da legislação vigente, da maneira como foi descrita neste texto.
Você gostou deste artigo? Caso queira receber semanalmente conteúdo jurídico atualizado em nossas áreas de atuação se inscreva em nossa newsletter abaixo. Busque também outros artigos em nosso site para ficar por dentro das atualizações do direito!
Dúvidas, sugestões ou críticas entre em contato conosco através dos contatos do site, estamos sempre prontos para te atender e à sua disposição.