Quando vou me aposentar?

Hoje, uma pergunta muito comum de todo brasileiro, principalmente aqueles com idade entre 20 e 40 anos, é se ainda vai conseguir se aposentar um dia, principalmente depois da reforma da previdência.

E a resposta é SIM! Por mais que as regras de aposentadoria tenham mudado e, em alguns casos, ficado mais duras, todos aqueles que cumprirem os requisitos vão conseguir se aposentar, o que pode acontecer é essa aposentadoria demorar um pouco mais do que o previsto.

A reforma da previdência trouxe diversas regras de transição que alteraram as aposentadorias, em especial a aposentadoria por tempo de contribuição. Porém, como muitos tentam levar a crer, não houve extinção das aposentadorias.

A principal mudança para quem ainda não contribuía foi que hoje existe uma nova modalidade de aposentadoria, chamada aposentadoria programada. Que é a “junção” da antiga aposentadoria por idade com a aposentadoria por tempo de contribuição. Para saber mais sobre a aposentadoria programada clique aqui.

E quem já contribuía, mas ainda não tinha o tempo de contribuição necessário para se aposentar?

Se este é o seu caso, saiba que você deverá se encaixar em uma das regras de transição trazidas pela reforma da previdência.

Porém, é importante dizer que não basta saber se você se encaixa ou não em uma regra de transição, é MUITO importante saber qual regra de transição é a mais vantajosa para você.

Não é incomum, no dia a dia do advogado previdenciário, atender clientes que já tem direito a se aposentar, mas que se optar por aguardar um pouco mais – muitas vezes poucos dias ou semanas – para escolher outro tipo de regra de transição ou aposentadoria seu salário terá um aumento substancial.

Desta forma, com certeza as pessoas que contribuem com o INSS (antes ou depois da reforma da previdência) irão se aposentar, mas para isso é necessário preencher os requisitos de uma aposentadoria ou regra de transição existente.

Como existem, hoje, diversas regras, o ideal é que a pessoa faça um Planejamento Previdenciário, você já ouviu falar nisso?

O planejamento previdenciário é algo que sempre existiu, mas ganhou muita importância e força após a reforma da previdência. Trata-se de um serviço prestado por um advogado ou profissional habilitado, em que é feito o cálculo do tempo de contribuição, da carência e do salário do cliente para que o advogado possa entregar um relatório detalhado descrevendo ao cliente quando ele poderá se aposentar e qual será o possível salário dele.

O planejamento é um serviço importantíssimo, que é imprescindível para o cliente, mesmo que tenha direito a se aposentar, saber se não vale a pena esperar.

Você quer saber mais sobre o planejamento previdenciário? Preparamos um texto só sobre o planejamento para você conhecer melhor esse serviço.

Clique aqui para acessar esse texto e saber todos os detalhes do que é um planejamento previdenciário.

 

Você gostou deste artigo? Caso queira receber semanalmente conteúdo jurídico atualizado em nossas áreas de atuação se inscreva em nossa newsletter abaixo. Busque também outros artigos em nosso site para ficar por dentro das atualizações do direito!

Dúvidas, sugestões ou críticas entre em contato conosco através dos contatos do site, estamos sempre prontos para te atender e à sua disposição.

Participe da nossa lista de email para ficar por dentro de todas as atualizações do universo jurídico:

*Ao se inscrever você concorda com nossas políticas de privacidade e aceita receber atualizações por email.